Magnificat 2018 #12 - Além da Caridade...
Neste mês de Dezembro viajamos aos Estados Unidos, para unir-se às experiências de escuta e de ajuda disponibilizadas pelos Leigos Marianistas em uma paróquia em Cincinnati e, com Maria, exclamar nossa Ação de Graças a Deus por estar junto aos mais pequenos.
Há um problema de justiça no interior da nossa Igreja Católica que precisa ser enfrentado: o escândalo dos abusos sexuais ou encobrimento dos mesmos que abalou muitos países, em particular os EUA e o Chile.
O pe. Chaminade nos exortou a “ler os sinais dos tempos”. Hoje, nossa Igreja está sofrendo e perdendo credibilidade. Somente se seguirmos o exemplo de Jesus de cuidar da verdade impotente e falante com o poder eclesial (Mc 7, 6-8).
Muitas comunidades marianistas nos EUA aceitaram esse desafio. Os princípios marianistas de composição mista e discipulado de igualdade dão aos marianistas a capacidade de compreender as linhas vocacionais.
Na paróquia de São Francisco de Sales, em Cincinnati, OH, o marianista sacerdote exortou aos fiéis leigos para que assumissem a iniciativa. Em resposta, os paroquianos organizaram as “Sessões de Escuta” da paróquia para escutar as preocupações, a raiva, a confusão e as esperanças das pessoas.
Os princípios básicos que foram evidenciados são:
• Promoção da liderança leiga
• Combater o clericalismo (deferência indevida aos detentores do poder) cultivando um espírito de humildade e honestidade.
Os planos de ação incluem: educar os paroquianos para reconhecerem o abuso do clero e as mudanças estruturais necessárias; envolver outras paróquias que poderiam levar adianta um sínodo dos leigos; estender a mão a sobreviventes de abuso sexual; investigar a responsabilidade financeira diocesana e paroquial.
Encorajamos as Comunidades Leigas Marianistas a continuarem esta formação e a agirem em torno deste importante tema. Para conhecer mais escreva a Susan Vogt, clm (susanvogt1@gmail.com).
Rezemos Juntos...
A minha alma engrandece ao Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam;
Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos; derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou;
Saciou de bens os famintos, e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.